5 Pontos para levar em conta antes de comprar o primeiro carro

A compra do primeiro carro é realmente emocionante. O primeiro veículo próprio, os cuidados, anseios e alegria por ter um bem e poder desfrutar do seu conforto. Mas para se dar realmente bem com a compra alguns cuidados são importantes. Listamos cinco pontos para levar em consideração antes de comprar o primeiro carro que devem ser analisados com calma. 

Os cinco principais pontos para levar em conta antes de comprar o primeiro carro

Você pensou bem na ideia de comprar um carro? Avaliou as finanças e já pode levar a compra adiante? Para algumas pessoas é um momento de alegria absoluta. Significa abandonar de vez o transporte público, o conforto de poder viajar longas distâncias levando as malas e não depender mais de carona. Mas para não errar mesmo analise esses cinco pontos:

1 – Pagamento de impostos

Os impostos obrigatórios e anuais no Brasil para proprietários de veículos são o IPVA e Seguro DPVAT. Devem ser quitados no primeiro semestre de cada ano ou o carro, moto ou caminhão não terão o documento renovados e não podem circular. 

Se todo mundo paga não há problema, correto? Na verdade depende. O valor do IPVA é proporcional ao ano e modelo do veículo. Quanto mais novo mais caro o imposto. Importados também pagam um pouco mais e isso deve ser levado em consideração no momento de avaliar as finanças.

2 – Consumo de combustível

Infelizmente carros movidos à água e energia elétrica estão em fase de testes para chegar ao mercado. Enquanto isso temos como opção gasolina, álcool ou diesel. O consumo de um carro é avaliado pela quantidade de quilômetros que ele consegue rodar com apenas um litro.

Quanto mais leve o carro mais quilômetros ele roda. Por isso alguns modelos de moto conseguem rodar 40 quilômetros com um litro de gasolina, não é mesmo?

O valor gasto em combustível depende da quantidade de quilômetros com um litro que um carro pode fazer. Os sedans gastam mais, assim como as caminhonetes (Hilux, por exemplo). É preciso analisar as contas. As vezes um carro custa mais caro mas economiza bem menos ao longo do ano no tanque.

3 – Qual a facilidade da manutenção?

Alguns caros são puro luxo e um sonho de consumo realizado. Mas você encontra peças fácil para ele? As oficinas ofertam profissionais qualificados? Muitos importados passam por este problema e pode não valer a pena. 

É preciso avaliar o mercado de manutenção da fabricante e como as oficinas são distribuídas para saber se terá dificuldades ao longo do uso ou não.

4 – Potência do veículo

O desempenho do carro em ruas e estradas depende da potência do motor. Se 1.0, 1.6, 2.0 e assim por diante. Para alguns casos, como quem viaja muito em rodovias, pode ser mais indicado um veículo mais potente. Ou quem constantemente sobe ladeiras. Depende de cada uso.

5 – Desvalorização do veículo em um ano

Claro que se você está comprando um carro hoje não pensa em vender, mas é necessário pensar um pouco no futuro. Alguns carros caem muito de preço e outros se mantém mais constantes no valor. Quanto mais rápido o modelo desvalorizar pior será para vender e aceitação no mercado para a troca.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *