6 Sintomas que podem indicar problemas na Tireoide

Problemas de tireoide são muito comuns em diversas faixas etárias. Segundo a organização mundial de saúde, estima-se que mais de 10% da população tenha alguma disfunção na glândula e não saiba. Alguns sintomas são indicados e bem pontuais. Saiba mais!

O que é a tireoide?

A tireoide é uma pequena glândula em formato de borboleta localizada no pescoço. A olhos vistos não conseguimos visualizar esta parte específica do corpo, mas exames tratam de mostrar como está o seu funcionamento. 

Com pouco mais de 15 gramas ela é considerada a maior glândula do corpo humano. Seu funcionamento está interligado com importantes órgãos do corpo humano como coração, cérebro, fígado e rins. Mesmo com seu tamanho mínimo em comparação a outras partes do corpo, seu mal funcionamento causa sérios problemas. 

A função da tireoide é produzir dois hormônios: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Essas duas substâncias atuam na regulação de diversas funções do organismo. Quando estão em produção perfeita deixam o corpo em ordem. Quando estão em excesso ou falta podem causar enfermidades.

Doenças na tireoide

Diagnosticadas temos hoje duas doenças relacionadas à tireoide: o hiper e o hipotiroidismo.

Conhecemos como hipertireoidismo quando a glândula produz seus hormônios em maior quantidade que o normal. O excesso danifica algumas funções do corpo e também o seu desenvolvimento em crianças e adolescentes. 

No hipo o corpo costumeiramente funciona mais lentamente. Coração e digestão são mais lentos, assim como problemas na memória. Medicamentos como o optimemory podem ajudar a melhorar o quadro, mas o diagnóstico nunca deve ser eliminado. 

Já o hipotireoidismo é quando a glândula funciona com falta. A produção hormonal está em menor quantidade que a necessária. Neste tipo de situação a quantidade em excesso causa algumas condições clínicas bem sérias. 

Quando a produção hormonal está em excesso no hipertireoidismo todo o corpo funciona mais rapidamente. O resultado disso é coração com batimentos mais rápidos, intestino solto, dificuldades para dormir pelo excesso de energia no corpo, dentre outros.

Os sintomas que podem indicar problemas na Tireoide

Todo mundo já ouviu de alguém “isso pode ser problema na tireoide”. Isso porque alguns sintomas são clássicos e se repetem com enorme frequência nos pacientes com alguma disfunção na glândula. Os seis sintomas mais vistos são:

  • Aumento ou diminuição excessiva de peso;
  • Dificuldade para perder peso ou engordar;
  • Depressão;
  • Problemas intestinais – intestino solto ou preso;
  • Ciclos menstruais irregulares nas mulheres;
  • Atividade do sono irregular – excesso ou insônia.

Em alguns casos os sintomas são gritantes. O mais comum é o aumento de peso excesso em um curto espaço de tempo. Em outros são leves e passam desapercebidos.

Como saber se há problemas na tireoide?

O médico indicado para fazer esse tipo de diagnóstico é o endocrinologista. Ele fará a indicação de um exame de sangue para saber a quantas andam a produção hormonal da glândula. Caso ache algum problema na quantidade hormonal produzida pedirá mais exames. 

O exame constante da glândula ajuda a diagnosticar doenças em sua fase inicial. Isso é importante porque em alguns casos não há sintomas, como nódulos na tireoide. É um problema considerado comum e infelizmente não tem sintomas aparentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *