Medico Online: Melhores sites para consultas virtuais

Informações sobre saúde na Internet temos aos montes. São muitos sites com supostas informações exclusivas e dando dicas até de medicamentos. Sempre fica a dúvida se fato estamos consultando uma fonte segura. Para não perder tempo, confira algumas dicas dos melhores sites para consultas virtuais. 

Riscos de consultas virtuais em sites falsos

Você bem sabe que qualquer um pode criar um site, blog ou perfil em rede social dando informação sobre como cuidar de sua saúde. Em muitos casos doenças podem ser diagnosticadas com alguns cliques e uma leitura mesmo. Atenção: todo cuidado é pouco. 

Como cada um pode escrever o que quiser na rede mundial de computadores, é necessário redobrar o cuidado sobre os sites os quais visita. Se os artigos não estão assinados por um especialista ou se quer há um nome por trás da produção, melhor ter cuidado redobrado.

Outros pontos a observar na página são:

  • Pesquisas com informações completas – dados da pesquisa como órgão que realizou e data são importantíssimos;
  • É um blog gratuito? Veja quem é o autor e se é de fato da área de saúde ou um grande curioso;
  • A página tem muitos anúncios? – anunciantes em excesso significa que o site pode estar querendo apenas atrair a sua atenção e não informar algo de fato. 

Os melhores sites para consultas virtuais sobre saúde

Alguns sites são muito mais relevantes e seguros para buscar informações, a famosa ‘consulta rápida’ sobre doenças ou sintomas de um paciente. Algumas dicas são:

Site do Ministério da Saúde 

Surtos de doenças são sempre divulgados na página. Evite filas por conta de boatos em redes sociais sobre doenças desconhecidas, vacinação desnecessária. Também há informações sobre sintomas, como diagnosticar algumas doenças e quais cuidados tomar.

Site do Dr. Drauzio Varella

O apresentador de TV é um médico de longa carreira no sistema público de site. Maratonista e ex fumante, dá dicas importantes sobre os dois vícios e muitas outras doenças e pesquisas recentes sobre saúde. Também publica artigos científicos de fontes variadas.

Site da Aché

A fabricante de medicamentos também dedicou uma parte de sua página para dicas de saúde e doença. Ressalta sempre a importância de não partir para a auto medicação e como observar sintomas para saber se o paciente está em risco.

Site da Editora Abril

A editora Abril, brasileira, possui uma vasta coleção de publicações voltadas para o tema saúde. Todas com jornalistas qualificados, fonte segura de informação em matérias publicadas em suas páginas. Estas são as fontes utilizadas nas matérias do portal, com novidades e dicas de saúde de diversas temáticas, você pode comunica-se através de gmail entrar ou outros emails.

Site da Revista Viva Saúde

Aqui você não encontra apenas uma série de sintomas e um diagnóstico breve sobre uma doença, mas matérias completas sobre um determinado tipo de problema. É um site para aprofundar conhecimento sobre diversos tipos de doenças, os melhores tratamentos do mercado e pesquisas recentes. 

A página virtual é a versão online da revista que sai todos os meses nas bancas. Nem todas as matérias são iguais, mas algumas são repetidas nos dois tipos de meios de leitura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *