Quais trabalhadores tem direito a receber o PIS?

O PIS é um direito muito importante que fica disponível para os trabalhadores que exercem um cargo através da carteira de trabalho assinada. Este recurso é muito necessário, pois ele irá permitir o pagamento do abono salarial. Mas não é todo trabalhador que pode acessar o benefício. Se você quer saber se pode sacar o PIS, confira a seguir quais os trabalhadores que tem direito a recebê-lo:

O que é o PIS?

A sigla do PIS corresponde ao Programa de Interação Social e é responsável por diversos benefícios, como o abono salarial. O valor do abono pode fazer muita diferença para o trabalhador.

Vale lembrar que o PIS é um recurso direcionado somente para funcionários do setor privado. Para os funcionários públicos, este direito se chama PASEP.

Este benefício para a rede privada é gerido pela Caixa Econômica Federal, enquanto para a rede privada a responsabilidade é do Banco do Brasil.

Qual o valor do PIS?

O valor do PIS irá depender diretamente do seu tempo de serviço, ou seja, será diferente para cada trabalhador. A cifra total pode variar entre R$ 80 e R$ 954.

O máximo a receber é equivalente a um salário mínimo vigente. Isto quer dizer que o valor máximo pode mudar de um ano para outro, caso haja um aumento do salário mínimo 2019.

Quem pode receber?

Como você já deve saber, nem todos os trabalhadores têm direito a sacar o valor. De acordo com as regras do benefício, tem direito ao PIS quem:

  • Estiver devidamente cadastro pelo empregador e com os dados informados corretamente no RAIS;
  • Ter registo no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter exercido pelo menos 30 dias de serviço, corridos ou não, remunerado com carteira de trabalho registrado;
  • Receber no máximo até dois salário mínimos vigentes.

Quem tem direito a receber o PIS, precisa ficar atento ao calendário PISO abono é pago em sete lotes e é importante acompanhar os pagamentos para saber quando você poderá realizar o seu saque.

Como sacar o PIS?

Como foi mencionado, o pagamento do PIS é realizado em lotes e para poder realizar o saque do valor é necessário saber em qual lote você estará inserido.

Quando o pagamento for liberado, você pode receber direto na sua cona da Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil para quem irá receber o PASEP. Quem já possui o cartão cidadão pode efetuar o saque através dele, sem maiores dificuldades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *