Quer mudar de emprego? Leia este artigo antes!

Seja por condições de trabalho, insatisfação salarial, qualidade de vida ou qualquer outro motivo, mudar de emprego é uma grande decisão. Se você está pensando nesta possibilidade, é importante ressaltar alguns pontos para os quais você deve estar atento. Leia o texto a seguir e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Mercado de Trabalho

A primeira coisa para qual você deve estar atento é o mercado de trabalho. Como você já deve saber o mercado pode ter altos e baixos durante o ano, portanto, o ideal é que você troque de emprego em um momento de alta demanda.

Assim, você terá mais chances de permanecer empregado e ter seu currículo valorizado. Verifique as possibilidades para a sua área na região em que reside. O mais indicado é pesquisar bastante antes de tomar uma decisão!

Seguro Desemprego

Outro ponto muito importante é o seguro desemprego. Este recurso fica disponível para o trabalhador brasileiro que é dispensado de suas funções sem apresentação de justa causa. O benefício proporciona o pagamento de 3 a 5 parcelas do seguro desemprego, dependendo do tempo de serviço prestado.

Quando pede demissão, de acordo com o seguro desemprego 2019, o funcionário perde o direito ao valor e o acesso ao FGTS quando se demite. Alguns funcionários conseguem manter os direitos fazendo acordos com a empresa, então esteja aberto a esta possibilidade e consulte o seu empregador.

Segurança Financeira

Trocar de emprego ou se demitir sem um planejamento financeiro pode se tornar um problema. O ideal é que você esteja a par do mercado e possa prever os seus gastos. O mais recomendado é levar tudo para o papel e manter suas dividas no controle.

Se não estiver com uma vaga em vista, você pode utilizar aplicativos de celular para cadastrar o sue currículo online e receber as ofertas de emprego mais condizentes com o seu perfil. Muitos destes serviços são gratuitos, basta fazer o download no seu celular!

Histórico

O seu histórico de serviço será muito importante para a sua vida profissional, por isso, é bom estar atento a quantidade de tempo de serviço em cada empresa. Ter poucos meses de trabalho de emprego pode passar uma impressão errada.

Algumas empresas costumam se comunicar ou pedir uma carta de recomendação da empresa antiga, então, saia da empresa de maneira amistosa. A sua presença na empresa será o seu cartão de visita, então deixe sempre uma boa impressão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *