Vantagens e desvantagens de comprar a casa própria

Está pensando em comprar a sua casa própria? Esse é um passo que exige muito cuidado, pois estará envolvendo taxas de um financiamento a longo prazo. Para ajudar você a saber se deve ou não dar esse passo, vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens ao comprar um imóvel.

Vantagens

Programas de financiamento

Uma grande vantagem para quem vai comprar uma casa é a grande possibilidade de programas de financiamento no mercado, como por exemplo o Minha Casa Minha Vida 2020.

Esse programa promove condições especiais para ajudar famílias de baixa renda a comprarem a sua casa própria. Os interessados deve participar das inscrições Minha Casa Minha Vida e conferir as ofertas disponíveis.

Aquisição de Patrimônio

Um outro aspecto que é muito importante, principalmente para quem está constituindo família, é a aquisição e construção de um patrimônio.

Você estará adquirindo um imóvel para a vida, que poderá gerar lucro através de locação caso você queira se mudar em algum momento.

Independência

Esta vantagem é provavelmente uma das mais interessantes para quem planeja financiar um imóvel. Como a casa será a sua, você não precisará restar contas a um senhorio.

Assim como também terá total liberdade de modificar a sua casa, desde as cores da parede até a obras mais elaboradas que sejam necessárias.

Estabilidade

Como você estará no seu próprio imóvel, não haverá um contrato de locação. Isto quer dizer que você poderá estar seguro na sua casa, sem depender de um senhorio.

Morando no que é seu, além de poder investir no seu imóvel, você poderá fazer investimentos a longo prazo.

Desvantagens

Desvalorização do imóvel

Adquirir patrimônio é uma ótima forma de investir o seu dinheiro, mas também apesenta algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração.

A desvalorização do imóvel é uma delas. Com o tempo, o mercado imobiliário pode sofrer altas e baixas, e isso acaba fazendo com que algumas casas fiquem desvalorizadas.

Financiamento a longo prazo

Além da desvalorização do imóvel, a possibilidade de financiamento implica algumas taxas bem altas. Vale mencionar que quem vai financiar, estará adquirindo uma dúvida a longo prazo.

É claro que o financiamento também trará alguns benefícios quando você terminar de cumprir comas prestações, entretanto, sem planejamento financeiro a probabilidade de acabar endividado é grande.

Gastos com obras

Na maioria das vezes, os imóveis não estão totalmente prontos para morar, também pode ser que falte um detalhe ou outro. Como você é o proprietário e o morador, as possíveis obras serão de sua responsabilidade.

Isto quer dizer que além das taxas de aquisição e financiamento da casa, você terá de desembolsar o dinheiro do acabamento do seu lar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *