Veja o que você precisa saber antes de se tornar um MEI

A categoria de trabalhadores autônomos cresceu muito no mercado. Este funcionário é independente e está livre de diversas taxas, ms em contrapartida, fica descoberto das leis trabalhistas que são tão importantes.

Para que estes trabalhadores passassem a ter alguns destes direitos, foi padronizado a existência do MEI. Você sabe o que precisa para se tornar um trabalhador nesta modalidade? Saiba mais a seguir:

O que é o MEI?

O MEI é a sigla para Microempreendedor  e é uma forma simples se formalizar como trabalhador. Por conta própria, o cidadão não pode receber benefícios importantes como a aposentadoria.

A categoria do MEI proporciona a emissão de uma guia de pagamento representando a contribuição do trabalhador com a Previdência Social.

O valor a ser pago depende diretamente da base de remuneração do MEI, você pode conferir os valores de contribuição e outras informações diretamente na tabela INSS.

Quem pode se tornar um MEI?

Nem todos os trabalhadores autônomos podem se tornar um MEI. Quem não cumpre os requisitos pode contribuir junto à Previdência Social através do INSS autônomo. São requisitos:

  • Não ter vínculo como sócio, titular ou administrador com outro negócio;
  • Pode ter oficialmente até um empregado;
  • Exercer as categorias de negócio permitidas pelo MEI.

O que o MEI tem direito?

Com o pagamento mensal da taxa de contribuição única do MEI, ele passa a ter direito muito importante como o auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria.

Se o MEI possuir um funcionário devidamente contratado, este também terá direito aos mesmo benefícios, inclusive o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com as regras de recebimento de benefícios como o PIS, o MEI não terá direito a receber este valor. Para mais informações confira o calendário PIS 2019 e fique por dentro do assunto!

Em relação aos benefícios no trabalho, o microempreendedor terá direito a emissão de nota fiscal e facilidade na hora de abrir uma conta bancária ou solicitar crédito no banco.

Como se inscrever?

Você pode se inscrever no MEI de forma simples através do site oficial no Microempreendedor Individual. Será preciso informar todos os seus dados corretamente antes se formalizar.

Se todas as informações conferirem você poderá ter seu cadastro aprovado e utilizar todos os benefícios do MEI para melhorar o seu negócio e garantir maior conforto para os seus serviços. Confira no site todo o processo e siga os passos corretamente para se tornar um microempreendedor em poucos passos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *